5 QUESTÕES QUE PODEM MATAR O TEU BLOG ANTES DELE NASCER

Se não conseguir responder ás 5 questões abaixo, PARE! não consuma o seu precioso tempo num Blog que não vai ter qualquer futuro. Aconselho a leitura de “TODA A VERDADE SOBRE BLOGS“, reflita e volte aqui!

1.Qual é o Tema principal do seu Blog?

Este é o seu nicho, o seu foco, o assunto mais importante para o seu Blog. É aqui que você vai concentrar todos os seus esforços a produzir conteúdos de valor para compartilhar no seu blog.

Sobre a forma de selecionar o seu Tema, o seu Nicho, as opiniões dividem-se:

  • Há quem defenda que você deve escolher um tema que seja uma paixão para si porque vai querer acordar todas as manhãs com vontade de escrever conteúdo de qualidade. Intuitivamente, esta corrente de pensamento não está errada, no entanto, se a sua paixão for sobre “a contemplação das gotas de água que caiem do seu telhado quando chove”, digamos que não é um assunto que atraia algum publico para além de si… e um Blog destina-se a comunicar com o mundo e a entregar valor ao seu publico.
  • Outros dizem que você só deve escolher temas que são atraentes para um grande numero de pessoas, independentemente do seu interesse nesse assunto. Esta forma de escolher o tema do seu Blog, pode resultar para algumas pessoas, mas é difícil de entregar valor ao seu publico sobre um assunto que a si não lhe diz absolutamente nada..

A minha posição é que deve escolher o tema do seu Blog conjugando as 2 correntes de opinião. Você deve encontrar um assunto que lhe desperte entusiasmo, tendo a certeza que milhares (senão milhões) de outras pessoas, partilham desse interesse e que vão ser atraídas pelo que você tem para lhes entregar. Nunca se esqueça que o objetivo do Blog é comunicar com o mundo, ou seja, você pretende partilhar os conteúdos que publica com as outras pessoas e que estas dão valor ao que você lhes entrega. É essencial entender esta lógica, para ter um Blog de sucesso.

Responsive Design Responsive Quality Content Share Online Concept

2. Que tipo de Persona é que você vai ser no seu Blog?

Antes de começar a blogar, é importante entender como deseja ser visto pelo seu publico, como é que vai definir a sua PERSONA. Quais são as suas formas de comunicar (escrita, vídeo…), qual a regularidade das suas comunicações (diária, semanal, aleatória, …), a duração das suas mensagens (textos, longos, vídeos curtos, …), quais as Mídias Sociais onde você interage… aqui estão algumas ideias para você começar…

Qual é a sua persona on-line?

O perito

O perito quer ser visto como o melhor na sua área, a melhor fonte de conhecimento sobre o tema que domina. As publicações do perito estão sempre focadas no tópico que aborda e são muito detalhadas. O perito orgulha-se em ser o melhor no que faz.

O repórter

O repórter está sempre a par das últimas notícias e fofocas e quer ser sempre o primeiro a compartilhá-las com o mundo. Pode ser moda, tecnologia, alimentos naturais, … e quando acontece o repórter corre a escrever sobre a novidade.

O contador de histórias

O contador de histórias são tipicamente escritores ou blogueiros pessoais. As suas publicações podem cobrir todo o tipo de assuntos, desde o que comeu ao jantar até como comprar um carro. Escreve ao sabor da “espuma dos dias”.

O assessor

O assessor são testa produtos e soluções. Ele quer ajudar a resolver os problemas do publico do seu blog da maneira que puderem.

O comercial

O comercial quer um Blog com o propósito único de promover o seu negócio, tudo que você faz é para fazer crescer o seu negócio. Tem um Blog focado em ganhar dinheiro.

Há muitos, muitos mais tipos de PERSONAS a blogar. Você pode mesmo cair em várias categorias simultaneamente, o que é perfeitamente normal, mas nesta fase defina o tipo de PERSONA que vai ser a blogar. Acredite que vai evitar muita confusão mais tarde, quando as suas publicações atingirem um bom ritmo de interação com o seu publico.

3. Quem são os Top 5 Blogs no seu nicho?

Invista algum tempo no Google, pesquisando pelo tema do seu nicho, para analisar os primeiros 5 Blogs que aparecem dentro da mesma temática

  • O que mais o atrai? Cor, layout, tópico, linguagem, imagens, etc.
  • O que não gosta? Cor, layout, tópico, linguagem, imagens, etc.
  • O que falta? Há algo que para você deveriam ter e não têm?
  • Quais são as principais categorias e assuntos que abordam?
  • Quais as Mídias Sociais onde eles estão?
  • Que produtos e serviços que promovem?

Para quem está a começar, é muito mais fácil estruturar o que pretende fazer depois de observar os que já têm sucesso. Não deverá copiá-los, mas de uma forma similar, implemente tudo o que encontrou de positivo, evite tudo o que encontrou de negativo e realce todos aspetos que tornam o seu Blog diferente e original. Não há nenhuma necessidade de começar do zero, a não ser que esteja a fazer algo que nunca foi feito antes (difícil acontecer…).

Why Blog? card with colorful background with defocused lights

4. Quais são as principais categorias onde o seu Blog se vai focar?

Pode não parecer importante, mas as categorias principais (entre 3 a 5) que você planeia abordar no Blog, serão as palavras chave dos principais assuntos que vai abordar dentro do “assunto maior” que é o tema do seu Blog. Estas categorias, irão ser as guias estruturais do Blog e poderão constituir a hierarquia do menu de navegação dentro dele.

O estabelecimento das principais categorias, levarão ao próximo nível de brainstorm sobre as ideias para artigos de cada tópico, testando igualmente, se você tem realmente um forte desejo de blogar sobre estes temas. Se fizer isso, as ideias para artigos fluirão facilmente, caso contrario prepare-se para uma dura e difícil batalha na procura de ideias para artigos.

Não cometa o erro estabelecer 20 ou 30 categorias, é demasiado. O máximo de 5 categorias é o ideal.

5. Qual a frequência com que se vai comprometer a publicar novos conteúdos?

Antes de você começar a blogar, dê uma olhada na sua agenda – trabalho, família, exercício, e todas outras coisas. Quanto tempo é que você realmente tem para se dedicar ao seu blog? Se é uma hora por semana, não é mau…, mas é improvável que consiga publicar 3 posts por semana nessa hora. Conte com 1 a 2 horas por publicação pelo menos no início.

É importante ser consistente quando começar a blogar, estabeleça um plano pouco exigente para não cometer o erro de colocar muita pressão sobre si mesmo. Esta é a minha recomendação! Fixe a meta de escrever uma publicação por semana, mas se acha que é muito fácil, então estabeleça 2 publicações por semana. Depende muito do seu tema e da sua personalidade, mas nunca se esqueça de que quando faz uma publicação está a entregar algo com valor para o seu publico, se faz publicações sem qualquer tipo de valor para o seu publico, não só não vai conquistar mais publico como vai perder o que tem.

Não se esqueça que o valor é avaliado pelo seu publico e não por si, é nele que deve pensar quando constrói as suas publicações, este é o seu momento de maior investimento. E quando o publico gosta das usas publicações aguarda por elas dentro do timing a que está habituado. Seja consistente na qualidade e no ritmo de publicação.

Espero ter contribuído para o seu melhor esclarecimento sobre os cuidados a ter antes de começar um Blog.

Concorda que se não houver respostas assertivas a estas 5 questões a probabilidade do Blog ter sucesso é muito reduzida?

Gostaria de obter os seus comentários.

Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *