EMAIL MARKETING PASSA O TEU BLOG A OUTRA DIMENSÃO

O email marketing é uma das ferramentas mais importantes para passar o teu Blog á dimensão seguinte, a rentabilização e a geração de tráfego. O teu Blog já tem uma imagem fantástica e um conteúdo de grande valor para o teu publico. Óptimo, a base mais importante está feita! 

Queres criar as condições para que possas rentabilizar o investimento que estás a fazer em tempo e dinheiro? email marketing é a solução.

Para isso tens que capturar o teu publico e relacionares-te com cada uma dessas pessoas que constituem esse teu publico, individualmente.

Como é que fazes?

Existem várias formas, mas vamos concentrarmo-nos numa das mais importantes, senão mesmo a mais importante – vais contactar cada pessoa por mail.

Não, não vais ter que escrever e enviar um mail a cada pessoa, até porque o objetivo é começares a corresponder-te com 10 pessoas, depois com 100, depois com 1.000, depois com 10.000, 100.000, …quantos mais melhor!…

IMPORTANTE: Quanto maior for a tua lista e bem segmentada (já falaremos disto) maior será o sucesso do teu Blog e o teu sucesso financeiro! Com uma lista de 100.000 pessoas bem organizada e com uma boa qualidade de relacionamento, a tua criatividade é o limite para ganhares dinheiro, mesmo muito dinheiro!

Portanto, aí está o teu novo desafio, capturar os emails de todos os teus leitores e relacionares-te com todos eles.

Email marketing capturar o email

Eu sei! É muito desafiante… mas também é aqui que tudo começa a dar um gozo terrivel!

Muito bem, vamos então abordar o EMAIL MARKETING.

A construção da lista de email marketing é o mais importante para rentabilizares o teu Blog. É através da lista de emails, que vais poder comunicar com todas pessoas que subscreveram a tua lista, quando colocaram o seu email nas caixas de captura que deixas-te no teu Blog.

Mas porque razão as pessoas te dariam uma informação pessoal? O seu email!

  • CONFIANÇA

Essa confiança é transmitida através do teu Blog, que vai desde as imagens, à organização do Blog, ás cores, … tudo a que todos nós somos sensíveis numa primeira impressão, daí a importância da estrutura do teu Blog ser feita com elevada qualidade – nunca te esqueças, que não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.

  • AUTORIDADE

A autoridade conquista-se através da qualidade, regularidade e oportunidade dos conteúdos do teu Blog.

Mais uma vez, falamos das bases de construção de um Blog, que vão desde a pesquisa dos assuntos mais procurados para a produção de conteúdos, a qualidade com que esses conteúdos são publicados, a abordagem que é feita com a identificação das questões e a qualidade das respetivas respostas.

  • RECOMPENSA

Irás captar alguns emails através dos factores de confiança e autoridade, digamos que esse será o crescimento orgânico da lista de email, com convites do género “gosta dos conteúdos do meu Blog, coloque aqui o seu email, para receber a informar de que foi publicado um novo conteúdo”, mas, e não fiques triste, serão relativamente poucos.

O que faz mesmo as pessoas darem-te o seu email, é receberem qualquer coisa em troca, um incentivo suficientemente valioso, para que elas aceitem fazer esse negócio.

Muito, mas mesmo muito importante, é que a tua recompensa seja realmente valiosa, quanto mais valiosa for mais emails vais conseguir captar para a tua lista. Nunca defraudes as expectativas do que prometes-te dar, caso contrario quebras as 2 ligações mais importantes: confiança e autoridade.

Por outro lado, com a tua recompensa de grande qualidade, reforças a tua autoridade, ou seja, se ofereces uma coisa realmente muito valiosa, reforças a confiança do teu publico para quando propuseres a aquisição de um produto ou serviço..

O que é que pode ser a “recompensa” que vais dar de oferta a quem te informar o seu email pessoal?

Algumas sugestões:

  • Um Ebook ou um conjunto de Ebooks formativos/com informações relevantes;
  • Um Vídeo ou um conjunto de Videos formativos/com informações relevantes;
  • O Acesso a um Grupo Fechado no Facebook onde se trocam informações;
  • A compilação e organização de diversas informações “soltas” disponíveis na internet, sobre um determinado assunto.
  • … tudo o que seja considerado de valor pelo teu publico e que seja escasso, ou seja, que não esteja disponível para quem faz uma simples pesquisa na Internet.

importancia da recompensa para capturar email

Muito importante, é a “segmentação” da tua lista de emails, para tornares o teu relacionamento com a tua lista, muito mais eficaz.

O que é que isto quer dizer?

Sem duvida que o tema do teu Blog é do interesse de todos os subscritores da tua lista, mas nem todas as pessoas têm a mesma abordagem sobre esse tema, portanto, a segmentação da tua lista de emails por cada tipo de abordagem, ou seja, a criação de sub-listas de emails é extremamente importante para a eficácia da tua comunicação.

Exemplificando, de uma forma muito rudimentar:

  • O assunto do Blog é sobre “Como fazer um churrasco”.
  • Um dos posts tem o titulo “5 segredos para quem só gosta de churrascos de carne”
  • Outro post tem o titulo “Apenas para os amantes de peixe grelhado – o que nunca deve faltar?”

Em cada um dos posts, há uma caixa de captura do email.

Independentemente dos mail’s de um e outro post ficarem registados na lista principal do Blog, que se chama “Lista Como Fazer Churrasco”, foram igualmente criadas duas sub-listas de emails: a “Lista Gosta de Carne” e a “Lista Gosta de Peixe”.

Quem deu o seu email no post sobre carne ficará igualmente registado na “Lista Gosta de Carne”, e quem deu o seu email no post sobre peixe, ficará registado na “Lista Gosta de Peixe”.

Com esta segmentação da tua lista de email’s, poderás enviar email’s muito específicos para quem só gosta de carne, sem aborrecer os que só gostam de peixe e vice-versa.

Poderás igualmente, enviar emails para todos sobre questões que sejam indiferentes para carne ou peixe.

Aqui fica uma pequena abordagem à gestão do email marketing que é um assunto muito extenso e que virá a necessitar da tua melhor atenção.

Por ultimo, como é que se faz a gestão destas listas de emails?

Imprescindível ter uma ferramenta adequada para isso, que garanta a taxa de entrega dos emails para seus destinatários, e que permita o envio de sequências de emails , emails agendadose para um grande volume de destinatários, …

Este trabalho é impossível de ser feito manualmente e, tecnicamente, esbarra com problemas importantes, como a possibilidade do teu endereço de IP (a tua morada na internet) ser classificado como gerador de emails de SPAM (emails que são enviados em massa para pessoas sem o consentimento destas), o que te poderá vir a causar sérios embaraços.

Para obviar a esta situação existem os designados Email Service Providers que são empresas de serviços especializados em Email Marketing, que te proporcionam o acesso à sua plataforma, com todo um conjunto de ferramentas e de opções de extraordinários serviços que levarão a gestão da tua lista de emails a um nível de serviço e de eficácia impressionantes.

Pessoalmente utilizo e recomendo o E-GOI, pela enorme fiabilidade e compatibilidade com inúmeras ferramentas que são necessárias para tornar o teu Blog um sucesso e muito rentável. 

Abordámos muito ligeiramente o assunto do Internet Marketing. Pela sua dimensão e importância, deixou-te certamente com muitas questões sobre o assunto.

Não hesites, deixa as tuas perguntas nos comentários, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *