TODA A VERDADE SOBRE BLOGS

São inúmeras as historias de sucesso com Blogs.

Você acredita nessas histórias? Em que grupo de pessoas você se enquadra?

  1. Nunca teve um Blog, mas tem curiosidade e não sabe se deve acreditar nas histórias de sucesso;
  2. Tem ou teve um Blog e até agora não teve nada parecido com sucesso. Mas ainda existe algo que faz acreditar na possibilidade de sucesso;
  3. Nunca teve um Blog, não acredita nas histórias de sucesso, não tem curiosidade e nem sabe porque é que está a ler isto.
  4. Também tem um Blog, tem sucesso e está a observar a concorrência (todos fazemos o mesmo e todos aprendemos sempre qualquer coisa…);

Independentemente do grupo de pessoas em que se enquadra, posso garantir-lhe que existem muitas histórias verdadeiras e de grande sucesso com Blogs. Não são todas, mas são mesmo muitas!

Mas o que é que está na base do êxito de alguns Blogs? Este foi o meu objecto de estudo e as boas noticias é que existem  factores que garantem o sucesso dos Blogs e que qualquer pessoa fortemente determinada  e com a mentalidade correta pode construir um Blog de sucesso. E reforço, qualquer pessoa.

Vamos então a TODA A VERDADE SOBRE BLOGS e você vai protagonizar esta história.

Quer arriscar a ter um Blog de sucesso? Não tem nada a perder! Venha daí, tome a decisão:

(diga para si)  ” Está decidido, eu vou ter o meu Blog!”

Muito bem, tomou a decisão correta.

Mas na base da decisão de ter um Blog, é extremamente importante dar reposta à seguinte pergunta: 

Quer ter um BLOG porquê? responda por favor.

Já respondeu? Não passe à frente, responda primeiro.

Escreva a sua resposta num papel. É muito importante fazer o que estou a pedir!

Está com dificuldades em responder? Não é bom sinal… vou dar-lhe algumas sugestões para ajudar:

“Quero ter um Blog porque …”

  • quer transmitir conhecimento ás outras pessoas;
  • quer ganhar dinheiro;
  • quer ajudar a resolver problemas;
  • quer debater sobre determinados assuntos;
  • o autor deste artigo está a pressionar-me para eu ter um Blog;
  • não sei !…

Continua sem saber a resposta? vai ter que encontrar uma, não adianta avançar sem escrever a sua resposta.

Macro view of color Blog text word on buttons of white computer PC or laptop notebook keyboard with selective focus effect

Já tem a resposta?

Não! e já está a ler esta parte…

Se estava enquadrado no grupo 3. e continua a ler, é porque afinal pertence ao grupo 1, vamos deixar de falar no grupo 3, porque as pessoas que pertencem verdadeiramente a esse grupo, já deixaram de ler este artigo.

Se está enquadrado no grupo 1. e não respondeu à pergunta, ainda está na fase da curiosidade inconsequente, ou então, é um potencial candidato ao grupo 2. Amadureça a ideia de vir a ter um Blog de sucesso, provavelmente ainda não está “no ponto” de tomar essa decisão. Se me enganei nesta análise sobre si, volte atrás e responda à pergunta. É extremamente importante.

Se pertence ao grupo 2. e não respondeu, poderá estar aqui uma das razões para a falta de sucesso do seu Blog(?). Blogar com sucesso não se compadece com ansiedades e atalhos. Ter um Blog com sucesso é respeitar todas as regras, cumprir todos os passos de aprendizagem, não estar convencido que é mais esperto do que os outros… Ter um Blog de sucesso não é nada fácil. Portanto, se se enquadra no grupo 2. e não respondeu à pergunta, dê uma oportunidade a si próprio, faça um esforço em fazer o “passo a passo” desde o inicio. Alguma coisa falhou para não ter sucesso e se soubesse o quê, já tinha corrigido e estava agora no grupo 4. Encare a realidade, ganhe confiança, mas esforce-se em fazer tudo como deve ser. FORÇA, volte atrás e responda á questão.

Se chegou até aqui, é porque já tem uma resposta para a pergunta: quer ter um BLOG porquê?

Em 5 palavras no máximo, coloque a sua resposta nos comentários a este artigo. FAÇA-O AGORA! antes de avançar na leitura, é muito importante escrever a sua resposta nesta fase, para não se deixar influenciar pela leitura abaixo. Role este post (artigo) para cima, até aos comentários e escreva a sua resposta. Depois volte para aqui!

Já escreveu a sua resposta nos comentários? escreva, é mesmo muito importante…

I love my Blog - Note Pad With Text On Wooden Table - with office tools

Muito bem, deixe-me adivinhar, a sua resposta  foi: “Porque quero ganhar dinheiro”

Acertei? Mais de 90% das pessoas dão esta resposta e esta resposta está terrivelmente ERRADA!

Ninguém consegue ter um Blog de sucesso porque quer ganhar dinheiro. O motivo, a motivação de escrever um Blog, nunca pode ser “porque quero ganhar dinheiro”! Acredite, este é o principal motivo de insucesso da generalidade dos Blogs. Quem os faz, com este motivo, está apenas focado em ganhar dinheiro com o Blog, tudo o resto é acessório ao motivo principal. Invertem completamente as prioridades e foco do seu empenhamento.

Conhece algum Blog com sucesso que se limite a tentar “sacar” dinheiro do seu publico? que seja esse o seu objectivo, a razão de existir do Blog?

Imagine um Blog com o nome “Quero sacar o seu dinheiro” em que os post’s sejam do género:

  • Como é que você deposita dinheiro na minha conta bancária;
  • Recomendo que compre estes produtos, porque me pagam óptimas comissões;
  • Compre o meu ebook “como é que eu saquei o seu dinheiro”;
  • Inscreva-se no meu curso “como é que eu dei a volta ao mundo com o seu dinheiro”;
  • “As 15 formas de sacar o seu dinheiro”;

Ganhar dinheiro com um Blog é uma CONSEQUÊNCIA, nunca pode ser o motivo de você fazer um Blog. Pode julgar que é quase a mesma coisa, mas não é! É muito diferente!

Para ter um Blog com sucesso, em primeiro lugar, você tem que ter algo de valor para transmitir aos outros. E este “algo” tem que ser reconhecido pelos outros como algo de valioso.

Consequentemente, é extremamente importante se vai (re)iniciar um Blog ter esta consciência e esta capacidade de reformatar a sua mentalidade. Esqueça o “quero ganhar dinheiro” e encontre o sucesso do seu Blog na resposta a estas 3 questões basilares:

  • Qual é o assunto que domina (se não domina, há técnicas para rapidamente passar a dominar);
  • Que problemas pode resolver ou que satisfações pode proporcionar no âmbito desse assunto;
  • Identifique o publico alvo interessado nesse assunto, de forma objectiva,

Se a resposta encontrada, coincidir com um assunto que desperta o seu interesse e prazer, EXCELENTE! Mas não se deixe iludir, todos nós tendemos a julgar que os outros pensam como nós, que gostam do que nós gostamos, … este é outro dos erros que terá de evitar. Abstraia-se dos seus sentimentos, é essencial conseguir isso.

É extremamente importante reter estes princípios fundamentais sobre a iniciativa de se ter um Blog e quais as motivações que devem orientar a decisão de ter um Blog. Ganhar dinheiro, nunca poderá ser o motivo de ter um Blog, mas poderá ser uma consequência do sucesso do Blog.

Ter um Blog de sucesso exige pouco trabalho? ERRADO, sobretudo na fase inicial exige muito, mas mesmo muito trabalho.

Basta trabalhar 2 horas por dia para ter sucesso com o Blog? DEPENDE do ritmo a que quer avançar e/ou da sua capacidade de investir no Blog, em particular, na sua capacidade para contratar freelancer’s para realizarem determinadas tarefas.

É possível ganhar muito dinheiro, muito acima dos rendimentos médios de um trabalhador que vive do seu salário? VERDADEIRO, é perfeitamente possível. A boa noticia é que vai depender de si! Terá que ter uma grande capacidade de trabalho, de persistência, de ultrapassar os insucessos, de acreditar sempre no sucesso, de organização, de disciplina e, acima de tudo, terá que ter a humildade de ouvir os conselhos de quem é mais experiente, que já cometeu erros que você nem imagina que existem e que está disponível a partilhar consigo os segredos do seu sucesso. Nunca se esqueça do seguinte: TUDO VAI DEPENDER DE VOCÊ!

É possível ficar milionário com o Blog? VERDADEIRO, mas pouco provável. Tudo vai depender da sua ambição, da sua competência para a aprendizagem, da sua criatividade e da sua capacidade de replicar os casos de sucesso.

Bem, se resistiu à leitura até aqui é porque está no bom caminho e demonstra uma real vontade em ter um Blog de sucesso, portanto, aqui fica mais um teste sobre se você tem algumas das capacidades atrás referidas, em particular humildade e disciplina.

Vamos começar com algumas definições muito teóricas.

É uma chatice, percebo isso,mas é um mal necessário. Primeiro, definiremos a palavra central do que temos estado a falar – Blog.

White male caucasian young adult writing out his plan for his blog with a marker isolated on white background.

Então o que é um Blog?

Um blog é como que um diário on-line actualizado com muita frequência. É um lugar para expressar o que tiver a dizer ao mundo, para compartilhar os seus pensamentos e as suas paixões. Na realidade o seu Blog é o que você quiser que seja. Para os fins a que nos propomos, diremos que um blog é o seu próprio site, que você actualiza de forma permanente. Blog é uma abreviatura para a palavra weblog.

Aqui estão algumas outras definições:

“… .o primeiro modelo jornalístico que realmente aproveita a verdadeira natureza democrática da web…” -Andrew Sullivan

“[a] coleção de posts… curto, informal, às vezes controverso e às vezes profundamente pessoal… com as informações mais frescas no topo.” -Meg Hourihan

Terminologia

Como tantas vezes acontece na língua inglesa, foram criados muitos derivados da palavra blog. Quem participa nas actividades de manutenção de um blog é conhecido como um blogueiro e a actividade de manter um blog é conhecida como blogar.  Vamos usar esses termos com uma frequência alarmante, para se certificar que você entende o que eles querem dizer antes de avançarmos:

Blog (substantivo)-um jornal ou diário na Internet.

Blogger (substantivo) – uma pessoa que mantém um blog – blogueiros estão revolucionando a maneira de como as noticias são compartilhadas.

Blogar (verbo) – a acção de escrever um blog – vou blogar antes do café da manhã.

Inicialmente, Blogues eram conhecidos como lugares onde as pessoas a escreviam sobre as suas actividades diárias. Hoje as pessoas escrevem sobre temas muito mais interessantes, onde nós iremos chegar muito rapidamente.

Quem Bloga?

Quem são essas pessoas sem medo, quem estão dispostas a postar sobre as suas vidas em público, num fórum como a Internet? Elas são pessoas como você. Blogar não é um o refúgio de técnicos sabichões, blogar entrou nos hábitos de muita gente, tornou-se um verdadeiro hobby. Todos os dias milhões de pessoas, algumas das quais sem qualquer tipo de conhecimento técnico, escreve nos seus blogs.

Porque é que as pessoas Blogam?

Cada ser humano tem uma voz e deseja ser ouvido. A Internet é um meio ao seu alcance e que permite a qualquer pessoa ser ouvida. Nunca antes foi possível alcançar uma audiência global, de forma tão fácil, ás pessoas comuns como você ou eu. Blogueiros têm a oportunidade de chegar a centenas, milhares ou mesmo milhões de pessoas todos os dias.

Os Blogs de hoje podem fornecer dicas sobre o cabelo, notícias actualizadas, informações técnicas, escândalos de celebridades, rumores políticos, convidar pessoas para se inscreveram em voluntariado, assessoria de investimentos,  culinária, saúde, jardinagem, desporto, … para além dos muitos blogs pessoais e muitos blogs estranhos… A imaginação é o limite!

Existem milhões de Blogs, ou seja, existem milhões de oportunidades de termos sucesso com Blog’s, de conquistarmos um pequenino espaço que é só nosso mas para onde poderemos atrair dezenas, centenas, milhares, ou mesmo milhões de pessoas.

O que tivermos para dizer a essas pessoas e o que tivermos para lhes dar de valor é o que vai atrair essas pessoas. E quanto mais valioso é o que damos a essas pessoas, mais valioso se torna o nosso Blog…

TUDO O RESTO É UMA CONSEQUÊNCIA!…

Muito obrigado pelo seu interesse e gostaria muito de trocar impressões consigo. Deixe o seu comentário abaixo.

Um abraço e até já!…

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *